O que torna as instituições, como o Exército dos EUA, a ordem dos samurais ou a guarda britânica, tão sólidas? Além do fato de todas elas, de um jeito ou de outro, estarem ligadas às esferas militares, a resposta para a pergunta é: uma liderança forte!
Essas instituições parecem imunes ao tempo e possuem uma organização invejável. Grande parte desse sucesso está no modo como os processos são gerenciados. Liderar uma campanha militar, em muitos aspectos, pode ser bem parecido com guiar uma grande organização rumo ao sucesso.
Não são raros os exemplos na literatura que trazem as lições de grandes generais para a liderança. Isso parece bastante natural, uma vez que esses líderes possuem o que é chamado de “Mentalidade de Guerreiro”. Eles desenvolvem, treinam e aprimoram habilidades e talentos que os tornam preparados para enfrentar as adversidades, enquanto inspiram e motivam seus times.
Independente da discussão sobre se liderança é algo nato ou aprendido, o importante é que estes indivíduos desenvolvem aspectos fundamentais para gerenciar pessoas em busca de um objetivo comum. Com atenção, treino e uma boa dose de perseverança, é possível despertar a alma guerreira que existe em todos nós.
Como é possível fazer isso? Como isso ajuda a melhorar os resultados? Quais são as características de um verdadeiro guerreiro? Eu respondo!
O líder e a alma inquieta
Os exemplos citados no início deste artigo possuem uma razão. Eles compartilham algumas características essenciais de quem deseja tornar-se um grande guerreiro. Algo que vai muito além de hierarquia e organização.
Em geral, líderes militares possuem uma habilidade particular para a disciplina, tanto para seguir rotinas, cronogramas, planos e ordens, quanto para passá-los adiante. O bom líder é aquele capaz de fazer com que as pessoas executem tarefas enquanto dão o melhor de si.
Isso é possível graças a uma outra característica do guerreiro: a confiança. Um bom gestor precisa ter autoconfiança, mostrar que sabe o que está fazendo e que suas decisões são baseadas em conhecimento e experiência. Afinal, a vida de um batalhão ou de um grupo de pessoas reside na mão desses líderes e quase ninguém está disposto a abrir mão dela facilmente, certo?
Justamente por isso, bons guerreiros são aqueles que estão sempre aprendendo, aprimorando suas habilidades e tentando abordagens diferentes. Conhecimento e experiência são suas principais “armas” para manter uma equipe unida e fiel aos seus comandos. Eles mostram que estão no controle, sem soar ditatorial ou déspota.
O que nos leva a outra importante característica: habilidade para ouvir. Os guerreiros sabem aceitar outros pontos de vista e acolher as inseguranças de seus liderados. Quase sempre, esses hábeis estrategistas sabem que a vitória não é uma conquista solitária e que depende de um esforço coordenado em grupo. Isso faz com que eles levem a sério outras opiniões, estudem e apliquem boas ideias e respeitem as vulnerabilidades e limites de seu esquadrão.
Líderes guerreiros são bons estrategistas, pois conhecem como ninguém os pontos fortes e fracos de sua equipe, explorando fraquezas e aptidões de modo inteligente. Ou seja, ajudam no desenvolvimento dos membros, ao mesmo tempo em que formam equipes equilibradas e coesas, capazes de colaborar de modo complementar.
Estudando os diferentes cenários e conhecendo as possibilidades reais, fica mais fácil reagir de forma adequada a cada um dos obstáculos. Quando algo dá errado, esses guerreiros são capazes de recuar, aprender com a situação, para logo em seguida tentar de novo. É estratégia pura. Eles sabem que precisam atingir a meta, não importa como, é tudo questão de tempo e de achar o caminho certo para superar o desafio.
Por fim, mas não menos importante, guerreiros de verdade são nobres e honrados. Eles sabem que devem merecer sua posição e se esforçam para obter o respeito, a admiração e a confiança da sua equipe.
Eles se importam com as pessoas, mostram empatia, assumem seus erros e, se preciso, irão comprar uma briga para defender os seus. No fundo, esses gestores sabem que sua maior qualidade está em um caráter verdadeiro e altruísta. Isso sim, é algo que dificilmente se ensina. Esses valores precisam vir de berço ou pouco poderá ser feito.
Pronto pro combate?